Em
fase final, programa conta, atualmente, com três frentes de serviço que se
dedicam à escavação dos últimos metros de solo.
Faltam
80 metros para serem escavados em dois trechos de túneis.
No
pico das obras do novo sistema de captação e escoamento de águas pluviais do
Governo do Distrito Federal (GDF), o ‘Drenar DF’ contou com 35 frentes de
trabalho atuando nos cinco lotes do programa. As equipes trabalhavam na
escavação dos 7,7 quilômetros de túneis que irão direcionar a água da chuva
para a bacia de detenção do ‘Drenar DF’, localizada na ponta do projeto,
próxima ao Lago Paranoá.
Já
em fase final, o programa conta, atualmente, com três frentes de trabalho, que
se dedicam à escavação dos metros finais do lote 2. Concluída essa etapa, será
feita a concretagem dos túneis e o sistema estará pronto para uso.
“Nós
estamos na contagem regressiva para o término das obras. A escavação está
acabando. Faltam 80 metros distribuídos em dois trechos de túneis. Ao todo,
três frentes de serviço trabalham nessa fase”, diz o diretor-técnico da Agência
de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), Hamilton Lourenço.
Desde
o início das obras do ‘Drenar DF’, o projeto gerou 450 empregos diretos e
indiretos. Empregos diretos são aqueles de profissionais contratados
diretamente para trabalhar na obra, enquanto indiretos são aqueles de
prestadoras de serviço que vão atuar numa obra, por exemplo, com o fornecimento
de concreto.
“Como
as obras do ‘Drenar DF’ são feitas em etapas, nunca houve um número fixo de
empregados”, esclareceu Hamilton Lourenço. “No momento mais intenso das obras,
nós tínhamos 300 funcionários com emprego direto e outros 150 indiretos.”
Fim de enchentes e alagamentos
Com
um investimento de R$ 180 milhões, o programa vai trazer mais infraestrutura,
segurança e qualidade de vida aos brasilienses, que deixarão de sofrer com
alagamentos e enchentes no início da Asa Norte.
Divididas
em cinco lotes, as obras têm fases distintas, o que faz com que haja várias
frentes de serviço.
O
primeiro lote abrange as imediações da Arena BRB (Estádio Nacional Mané
Garrincha), passando pelas quadras da Asa Norte 902 (perto do Colégio Militar),
702, 302, 102, 202 e 402, cruzando as Avenidas W3 e W5 Norte e o Eixo
Rodoviário Norte (Eixão), além da Avenida L2 Norte, chegando à Via L4 Norte,
próximo ao Setor de Embaixadas Norte.
Concluída
a primeira etapa do programa, que abrange as primeiras quadras da Asa Norte, a
Terracap deve executar a segunda fase do projeto, que compreende as quadras 4 e
5 até as quadras 14 da Asa Norte.
O material está em aprovação na Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e aguarda recursos. Um terceiro projeto está em estudo para atender as quadras de finais 15 e 16.