Corporação
investiu em parcerias importantes para toda a população. O Corpo de Bombeiros distrital investiu
em treinamento contínuo para seus profissionais em 2024.
Novos protocolos de atendimento do Corpo de Bombeiros preveem
atenção especial a pessoas em vulnerabilidade.
O
Corpo de Bombeiros Militar consolidou-se neste ano como um pilar
fundamental da segurança e do bem-estar da população, reforçando seu
compromisso com a proteção da sociedade e o aprimoramento do atendimento
humanizado.
Em
2024, a corporação não só buscou intensificar o melhor atendimento em suas
operações, mas também estreitou ainda mais os laços de integração com o Governo
do Distrito Federal (GDF), a Secretaria de Segurança Pública (SSP-GDF) e as
demais forças de segurança, visando a proporcionar um atendimento eficaz e ágil
à comunidade.
“Este
foi um ano de grandes realizações para o Corpo de Bombeiros”, afirma o
comandante-geral da corporação, coronel Sandro Gomes Santos da Silva.
“Conseguimos não apenas manter nossa tradição de excelência no atendimento de
emergência, mas também avançamos na humanização do nosso trabalho e no
fortalecimento das parcerias com outras forças de segurança.”
“Conseguimos
não apenas manter nossa tradição de excelência no atendimento de emergência,
mas também avançamos na humanização do nosso trabalho e no fortalecimento das
parcerias com outras forças de segurança” - Sandro Gomes Santos da Silva,
comandante-geral
Dedicação
O
destaque do Corpo de Bombeiros neste ano foi a ampliação das práticas
de atendimento humanizado. A corporação adotou protocolos de atendimento
com foco no cuidado e na acolhida das vítimas, com especial atenção às pessoas
em situação de vulnerabilidade.
A
instituição investiu em treinamento contínuo para seus profissionais, com
ênfase na escuta ativa, na calma em momentos de tensão e no cuidado com o
aspecto psicológico das vítimas.
A
prioridade no atendimento se estendeu também aos profissionais que
atuam diretamente na assistência à comunidade. O Corpo de Bombeiros foi
pioneiro, entre as corporações de bombeiros do Brasil, a implantar a ‘Política
de Qualidade de Vida no Trabalho’.
O sistema tem como finalidade reduzir o estresse, promover o bem-estar e prevenir a síndrome de Burnout entre os profissionais, alinhando a qualidade de vida dos servidores à eficácia na execução da missão institucional. “Ao cuidar de nossos servidores, garantimos que eles possam cuidar melhor da comunidade”, reforça o coronel Sandro.
Tecnologia
O
avanço da tecnologia foi outro fator crucial para a instituição em 2024.
O investimento em novos recursos tecnológicos, como drones para mapeamento
de áreas de risco e sistemas de comunicação mais eficientes, garantiu maior
rapidez nas operações, como no monitoramento dos incêndios florestais, e maior
segurança aos profissionais envolvidos.
O
comando também deu continuidade ao projeto de melhoria das comunicações nas
operações, iniciando a implantação da rede digital Tetra, que busca oferecer
uma comunicação mais eficaz entre os militares durante as ocorrências.
À
medida que 2024 chega ao fim, o Corpo de Bombeiros Militar do
Distrito Federal reafirma o compromisso com a excelência no atendimento e
a busca incessante por inovações e melhorias. “Em 2025, continuaremos
firmes na nossa missão de salvar vidas e proteger a comunidade, com um olhar
atento à humanização do atendimento e ao fortalecimento das parcerias
institucionais”, frisa o coronel Sandro.