Nutricionista de multinacional brasileira no segmento de alimentação e ‘facilities’, deu dicas para ajudar as pessoas a preparar a quantidade certa de comida para o Natal e Ano Novo, evitando desperdícios

 

Praticamente todo mundo já está em clima de festas de final de ano, preparando a casa e esperando o encontro com a família e amigos, e pensando na ceia.

Preparar a quantidade certa de comida para a ceia de Natal e de Ano Novo é essencial para garantir que todos os convidados desfrutem de uma refeição deliciosa e abundante, mas, sem desperdiçar.


E para ajudar nesse tema, a nutricionista da Sapore, Karina Domenica Di Rico, deu algumas dicas para ajudar a preparar a quantidade certa de alimentos para cada pessoa e evitar desperdícios.

A Sapore é uma multinacional de refeições corporativas, com 1.500 restaurantes no Brasil, que servem mais de 1,3 milhão de refeições por dia.


A primeira coisa é fazer uma lista completa de todos os convidados que estarão presentes na ceia. Isso ajudará a determinar a quantidade total de comida necessária. Depois, pense no cardápio com todos os pratos que pretende servir, incluindo saladas e sobremesas, além de opções para quem tem restrição alimentar.

E não esqueça das crianças, ajustar as porções e oferecer opções mais agradáveis ao paladar delas. Calcule as porções com cuidado para evitar excessos. Planeje com base no apetite médio dos convidados.

Ceia de Natal: dicas para transformar a celebração

Confira a tabela abaixo com as quantidades certas para cada alimento:


Alimento 

Quantidade por pessoa 

Quantidade para 10 pessoas 

Arroz

100 a 150 gramas

1 a 1,5 kg

Farofa Natalina

80 a 100 gramas

800 gramas a 1 kg

Carne principal (peru, ave, carne bovina etc.)

200 a 250 gramas

2 a 2,5 kg

Salada

100 a 150 gramas

1 a 1,5 kg

Frutas

200 a 250 gramas

2 a 2,5 kg

Sobremesa

1 a 2 fatias ou porções

10 a 20 fatias ou porções

“No caso de saladas, na quantidade, sugerimos uma variedade, não apenas uma. O mesmo vale para a sobremesa. Pode se pensar em várias sobremesas, que somem o número de porções para cada convidado”, explica a nutricionista.


Outra dica de Karina é reservar um espaço para servir as comidas, como um buffet ou aparador, onde convidados possam se servir. “Um buffet de autosserviço reduz a chance de excessos”, completa.


“Prepare o máximo possível com antecedência para evitar o estresse no dia da ceia. Certos pratos podem ser congelados e reaquecidos, facilitando a organização e evitando o estresse no dia da ceia. Por isso, é bom preparar com antecedência”.


Lembre-se, estas são apenas orientações gerais, e você pode ajustar as quantidades com base nas preferências específicas dos seus convidados e no seu próprio estilo de celebração, mas também contribuir para a redução do desperdício alimentar. O mais importante é criar um ambiente acolhedor e compartilhar momentos especiais com seus entes queridos. Boas festas!

Decoração de mesa para o Natal

Sobre a Sapore       

A Sapore, fundada em 1992, é a primeira multinacional brasileira no segmento de Alimentação e Facilities. Com 1.500 unidades operacionais no Brasil e Colômbia, um time com mais de 18 mil colaboradores, abrangendo desde serviços de food service até soluções integradas de facilities.

Com sua versatilidade atende uma vasta gama de clientes em diversos setores, incluindo Educação, Saúde, Bases Remotas, Eventos, Varejo e Corporativo. Esta abrangência demonstra a flexibilidade da empresa em adaptar-se às necessidades específicas de cada cliente. Além de consolidar sua oferta de Alimentação, a Sapore expandiu sua oferta de serviços para incluir facilities em todos os segmentos mencionados.


Um marco significativo nesta jornada de expansão foi o lançamento da Sapore INBox, uma linha de pratos prontos voltados para o consumidor do varejo, e a introdução de uma linha gourmet, fruto de uma parceria exclusiva com Alex Atala, renomado chef e considerado o oitavo melhor do mundo.

 Célia Santiago: Comidas Natalicias | Comidas & Doces de Natal na minha mesa