Sexta edição do FYAH Cultura Black é gratuita e contará com grandes atrações do reggae, rap e outros ritmos

 O Parque da Cidade Sarah Kubitschek será palco da 6ª edição do FYAH Cultura Black, entre 19 e 20 de novembro, evento que ocorre com o apoio do Governo do Distrito Federal (GDF) por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

 

O festival promove a valorização da cultura afro-brasileira e será no Estacionamento 1 do Parque, ao lado do Pavilhão. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingressos no portal Sympla.

A data do Dia da Consciência Negra foi estabelecida em 2011 em homenagem a Zumbi dos Palmares, líder quilombola assassinado em 20 de novembro de 1695.

 

 Em 2023, ela foi oficializada como feriado nacional. No Distrito Federal, onde 57,3% da população se declara negra, de acordo com a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD), o 20 de novembro é ponto facultativo desde 2019.

“Este evento é um momento especial para refletirmos sobre nossa história e reforçarmos a importância da cultura negra em todos os seus aspectos”, afirma Tony Guardieiro, idealizador do evento.

 

Diversidade musical

Para marcar a importância do feriado, a 6ª edição do festival contará com grandes nomes da música nacional e internacional. Um dos destaques é o Steel Pulse, uma das bandas mais renomadas do reggae mundial, diretamente da Inglaterra. “Este evento é de grande importância para o Brasil e para a diáspora. Estou ansioso para realizar todos os nossos sucessos e espero que Brasília nos receba com a mesma energia que temos em Salvador”, afirma David Hinds, membro fundador da banda.

 

Além do Steel Pulse, a programação inclui nomes como o rapper Rapadura, que mistura rap com ritmos nordestinos, e as bandas Câmbio Negro, Jah Live, Vibração do Cerrado e Puro Suco, entre outras. A importância deste festival, que acontece na semana da Consciência Negra, é gigantesca. Estamos ansiosos para tocar e levar a energia do Câmbio Negro ao público, pontua X, vocalista da banda.

 

A diversidade de ritmos é um dos pontos fortes do evento, que também terá apresentações de DJ Ocimar, ícone da cena hip-hop de Ceilândia, e da talentosa Odara Kadiegi, com sua mistura de música brasileira, africana e latina.

 

Seis anos de sucesso e resistência

O FYAH Cultura Black surgiu em 2018 para celebrar e divulgar a cultura negra por meio da música e outras manifestações artísticas.

 Ao longo das edições, o festival já contou com a presença de artistas como Groundation (EUA), Mato Seco (SP), Djonga (MG), Negra Li (SP) e MC Marechal (RJ). “Sinto um orgulho imenso ao ver o quanto nosso projeto cresceu desde a primeira edição”, destaca Tony Guardieiro. “Com o objetivo de engrandecer a cultura negra, buscamos não apenas fortalecer a presença de seus ritmos, mas também proporcionar um espaço onde suas raízes e mensagens sejam celebradas e amplificadas”, completa.

 

Programação completa

 

19/11 – Terça-feira (Véspera de Feriado)

Abertura dos Portões: 19h

Atrações:

DJ Ocimar
Câmbio Negro
Rapadura
Puro Suco
Roig

 

20/11 – Quarta-feira (Feriado)

Abertura dos Portões: 15h

Atrações:

Odara Kadiegi
Steel Pulse (Inglaterra)
Jah Live


Vibração do Cerrado

A entrada para o festival é gratuita, com a sugestão de doação de 1kg de alimento não perecível e 1kg de ração animal. Para garantir acesso, basta retirar os ingressos pelo Sympla.