Corporação está atuando integrada às forças de segurança desde o dia 14, sábado, até amanhã, 17 de fevereiro, com foco em prevenção, atendimento médico e monitoramento de grandes aglomerações.
O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal está mobilizando mais de mil militares para atuar durante o Carnaval de 2026 no Plano Piloto e nss cidades-satélites.
A operação, que está ocorrendo entre os dias 14 e 17 de fevereiro, prevê a presença da corporação em mais de 190 blocos e eventos espalhados pela capitl federal e suas cidades-satélites, em ação integrada com outros órgãos da segurança pública.
Ao todo, são empregados 1.019 bombeiros e 124 viaturas, com reforço nas frentes de combate a incêndio, busca e salvamento e atendimento pré-hospitalar. Equipes especializadas circulam nas áreas de maior concentração de público para reduzir o tempo de resposta em caso de ocorrências.
Os principais pontos de fluxo intenso incluem o Setor Bancário Sul, a Esplanada dos Ministérios, o Museu Nacional da República, o Parque da Cidade Sarah Kubitschek, o Taguaparque e o bloco Pacotão, tradicional atração carnavalesca que costuma reunir mais de 200 mil pessoas por dia.
Também estão entre os eventos mais aguardados o Carnaval Monumental, Plataforma da Diversidade, Gran Folia, Galinho de Brasília, Baratona e Raparigueiros.
A estrutura da operação inclui a instalação da chamada 'Cidade da Segurança', montada na Torre de TV de Brasília.
O espaço abrigará uma 'Plataforma de Observação Elevada' equipada com câmeras de alta definição e sensores térmicos para ampliar o monitoramento das áreas com maior circulação de foliões.
Além da atuação ostensiva, o Corpo de Bombeiros faz vistorias em palcos e estruturas temporárias e verificará sistemas de prevenção contra incêndio e pânico. Viaturas de resgate e combate a incêndio são distribuídas de forma estratégica para garantir cobertura rápida nos locais com eventos.
A corporação também orienta os foliões a manter hidratação adequada, alimentação regular e moderação no consumo de álcool.
Em ambientes fechados, a recomendação é observar a existência de saídas de emergência, extintores e brigadistas.
Em caso de emergência, o atendimento pode ser acionado pelo telefone 193.
