Brasília ganha, no mês de dezembro, o primeiro festival gastronômico de comida de rua de sua história. E, como não podia haver uma praça melhor para isso, o Núcleo Bandeirante foi a cidade escolhida para sediar o certame, em sua primeira edição. Idealizado pelo jornalista e sommelier Rodrigo Leitão e organizado pela jornalista Maristela Valadares, o evento surgiu para consolidar uma atração gastronômica e turística que há anos atrai a comunidade do Distrito Federal interessada em comer fora, mas que ainda não está na rota culinária de grande parte dos moradores do Distrito Federal. 

“A ideia é reaquecer o segmento de quiosques e mostrar que a cidade berço de Brasília, o Núcleo Bandeirante, pode voltar a ser a opção alimentar para as famílias e os grupos de amigos, com uma programação que vai de terça-feira a domingo e casas que oferecem ótimos pratos regionais e petiscos típicos dos melhores bares do Nordeste”, explica Rodrigo Leitão. Maristela Valadares afirma que “no Bandeirante se come alguns dos melhores frutos do mar servidos na localidade.” 

Atuando como empresários no segmento de Alimentos e Bebidas (A&B) há duas décadas, Maristela Valadares e Rodrigo Leitão destacam que o Núcleo Bandeirante é a cidade do DF com o maior número de quiosques legalizados por metro quadrado do DF: 65. “Esse negócio impulsiona a economia por aqui. São cerca de 300 empregos diretos, muitos em família, e cerca de R$ 35 milhões de faturamento anual”, revela a organizadora.

O FestQuiosque é uma realização do Grupo Brinda Brasil e da Amazonie Produções, patrocínio da Drogaria Master e Retrô Rock, tendo como apoiadores a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-DF), Coca-Cola, Rotary Club Núcleo Bandeirante.

Açaí do Muai

Os quiosques participantes são: na 2ª Avenida:  Crepe do Daniel e Quiosque do Galego ; na Avenida Central: Quiosque do Bandeirante, Quiosque do Régis, Farol do Itapuã, Marcos Kreps e Sabor no Tacho; na 3ª Avenida:  Quiosque do Araújo e  Muai Açaí; e na Avenida Contorno: Sarita Cozinha e Bar. Para mais informações acesse: https://comidadequiosque.wixsite.com/nucleo-bandeirante 

DIFERENCIAL   

Como festival gastronômico, o FestQuiosque – Núcleo Bandeirante Capital do Quiosque tem seu diferencial ancorado no cardápio das casas. E as escolhas dos melhores pratos e ou petiscos se darão por este aspecto. “Não será criado um prato específico. O consumidor vai votar no que ele gosta dentre os cardápios tradicionais dos quiosques. Assim, poderemos aferir a realidade da culinária dos participantes, já que nem sempre um prato criado para eventos semelhantes está no cardápio ou passam a integrá-lo após os eventos”, define Rodrigo Leitão. 

Por meio de uma cédula de votação, o público vai escolher as melhores opções oferecidas pelos estabelecimentos concorrentes. Neste concurso, não é criada uma receita especial para ser votada. Os frequentadores vão escolher entre as iguarias dos cardápios originais dos quiosques. Essa metodologia impede a maquiagem dos serviços e expõe a realidade das cozinhas concorrentes. Assim, quando o resultado for divulgado, serão contemplados os melhores serviços, petiscos e pratos oferecidos diariamente nos cardápios de cada participante.  

“O formato adotado pelo festival privilegia o que é feito nas cozinhas dos quiosques, sem desvirtuar os cardápios tradicionais e permitindo uma avaliação verdadeira, real e inquestionável sobre quem faz, em seu dia-a-dia, o melhor caldo, cachorro quente, espetinho, petisco, hambúrguer, açaí, costela e crepe entre outras receitas de cada casa”, justifica Rodrigo Leitão. 

A VOTAÇÃO   

O público receberá um cupom com as informações para o voto e fará sua escolha entre as opções oferecidas nos cardápios. Uma urna de votação instalada em cada endereço participante coletará os votos dos frequentadores. Um júri formado por jornalistas especializados também votará.  

As notas terão peso 2 para o voto popular e peso 1, para a avaliação dos especialistas. Essa opção de julgamento é baseada no princípio do paladar do consumidor final, que, na realidade, é quem conhece as melhores opções oferecidas no cotidiano desse mercado gastronômico de rua. A avaliação dos especialistas dará a contribuição técnica ao julgamento, invertendo o formato tradicional deste tipo de promoção. Assim, será exaltada a preferência popular – o que representa um resultado mais próximo possível da realidade do consumo final. 

CIDADE DO INTERIOR   

O Núcleo Bandeirante, hoje uma cidade-satélite que lembra o interior do país em plena Capital Federal, é uma antena parabólica que reúne pessoas de todos os cantos do Brasil. Com uma população de cerca de 26 mil habitantes e potencial mensal de consumo na ordem de R$ 62 milhões, ainda não teve seu potencial turístico adequadamente explorado. E uma dessas potencialidades está nos quiosques da região. 

 SERVIÇO  

FestQuiosque – Núcleo Bandeirante Capital dos Quiosques  
De 4 a 15 de dezembro de 2024 
Local – Avenidas do Núcleo Bandeirante 
Horário: Almoço, happy hour e jantinha. 

Realização: 
Amazonie
Brinda Brasil

Patrocínio: 
Retrô Rock
Drogaria Master

Apoio:  
Abrasel
Coca-Cola
Rotary Club Núcleo Bandeirante