A troca das antigas luminárias de vapor de sódio começa em janeiro, pelo Setor O

O Governo do Distrito Federal (GDF) e a CEB Ipes vão substituir todas as lâmpadas de vapor de sódio por LED nas luminárias públicas.

Estão previstas as trocas de 173 mil lâmpadas em todas as cidades-satélites da Grande Brasília. Ceilândia será uma das localidades contempladas na fase inicial – até junho do ano que vem, cerca de 14 mil luminárias serão trocadas por modelos capazes de melhorar a iluminação em áreas com grande fluxo de pessoas e de veículos.

As substituições começam, em janeiro, no Setor O, na expansão do Setor O e no Setor de Indústria. Nesses locais, cerca de 3.500 novas luminárias serão instaladas.

Em fevereiro, outras 6.800 lâmpadas serão trocadas na região norte de Ceilândia e, em março, a substituição avança para a região sul. “A priorização de Ceilândia mostra claramente o compromisso do GDF com a nossa cidade. Em breve, teremos a iluminação toda em LED; isso significa mais segurança e conforto para nossa população”, comemora Dilson Resende, administrador regional de Ceilândia.

“Este projeto é um marco, pois além de modernizar a iluminação, vai otimizar os recursos públicos e contribuir para a sustentabilidade”

Edison Garcia, presidente da CEB Ipes

Segurança e economia

A troca das lâmpadas de vapor de sódio por LED vai melhorar a luminosidade das ruas e avenidas de Ceilândia e, por consequência, aumentar a sensação de segurança. Além disso, de acordo com a CEB Ipes, a modernização dos dispositivos vai garantir redução de aproximadamente 50% no consumo de energia, em comparação ao gasto das luminárias atuais.

As lâmpadas LED possuem vida útil de até 60 mil horas, enquanto as de sódio têm no máximo 32 mil horas de duração. Os novos modelos necessitam de menos trocas, o que resulta em menores custos com a mão de obra para manutenção do sistema.

Nova concessão da CEB entra em operação - BSB Capital

“A intenção é entregar um Distrito Federal mais iluminado e mais seguro. Este projeto é um marco, pois além de modernizar a iluminação, vai otimizar os recursos públicos e contribuir para a sustentabilidade”, destaca Edison Garcia, presidente da CEB Ipes.

A companhia também vai investir R$ 120 milhões na iluminação das ciclovias em todo Distrito Federal. Já o projeto Luz no Ponto, de iluminação das paradas de ônibus, está sendo elaborado junto à Secretaria de Transporte e Mobilidade (SeMob-GDF) e deve ser lançado no próximo ano.

População se sente mais segura com a troca de luminárias tradicionais por  lâmpadas de LED | Agência Brasília