Chefe do Executivo passou por procedimento de drenagem no sábado (30/5) e retomará às atividades com ritmo reduzido, conforme orientação médica.
Já recuperada e bem-disposta, governadora retoma a rotina: “Só tenho a agradecer às orações de todas as pessoas e a toda a equipe do hospital, que me acolheu muito bem”
A governadora Celina Leão recebeu alta na manhã desta segunda-feira (1º) do Hospital Santa Lúcia, na Asa Sul, após ter sido internada no sábado (30) com pneumotórax. Ela passou por procedimento de drenagem e afirmou que retomará à agenda de trabalho em ritmo reduzido, conforme orientação médica.
“Eu estava sentindo, desde quinta-feira [28/5], febre, dor no corpo e falta de ar”, relatou a governadora. “Como tenho contato com muita gente, vim fazer exame, porque pensei que poderia ser covid. Só que o diagnóstico deu pneumotórax. No sábado à noite, por volta das 22h, fizemos a drenagem. Fiquei bem ontem, e hoje estou de alta.”
Pneumotórax é uma condição caracterizada pela presença de ar entre o pulmão e a parede do tórax, na região conhecida como cavidade pleural. Esse acúmulo de ar pode provocar o colapso parcial ou total do pulmão, dificultando a respiração e causando sintomas como falta de ar, dor torácica súbita e sensação de aperto no peito.
“Só tenho a agradecer às orações de todas as pessoas e a toda a equipe do hospital, que me acolheu muito bem”, afirmou a governadora, já nesta manhã.
GDF na Sua Porta
Após receber alta, a chefe do Executivo afirmou que pretende participar, ainda nesta segunda-feira, da abertura de mais uma edição do GDF na Sua Porta, desta vez em Ceilândia. A ação oferece serviços gratuitos à população em áreas como saúde, cidadania, assistência social, emprego e orientação pública.
“Faço questão de fazer a abertura desse programa na maior cidade do Distrito Federal”, disse. “A gente preparou essa ação durante meses. Vou trabalhar em um ritmo um pouco mais calmo, mas estou muito bem, graças a Deus.”
A edição em Ceilândia vai até quarta-feira (3) e será retomada entre os dias 8 e 12 próximos, sempre das 9h às 16h, na área central da cidade. Entre os serviços previstos estão vacinação, atendimento odontológico, emissão de Carteira de Identidade, consultas com a Agência do Trabalhador, atendimentos do Detran, apoio à mulher, assistência social, educação, esporte, procedimentos do Na Hora e agendamento para castração de animais.
Celina também informou que os próximos compromissos serão avaliados conforme a liberação médica. “A gente vai adaptar [a agenda] à minha condição física, com a liberação do meu médico; vou tentar fazer todas as agendas que eu der conta de fazer”, declarou.
