Durante o mês de maio, o Ministério Público do Distrito Federal (MP-DF) desenvolveu várias atividades em diferentes regiões para aumentar a conscientização sobre como prevenir, acolher e denunciar casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes.
Essas ações aconteceram em escolas públicas e com organizações de proteção, focando em divulgar informações sobre direitos, cuidados e canais de apoio.

Em 20 de maio, a promotora de justiça Luísa de Marillac participou do III Congresso Brasileiro de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, realizado no Ministério da Cultura. No evento, foi feita a pré-estreia do filme “Só não posso dizer o nome”, que conta a história de uma jovem vítima de abuso sexual pelo padrasto. Luísa ressaltou a importância de quebrar o silêncio sobre essas violências e de mobilizar a sociedade para proteger crianças e jovens.
No Gama, em 19 de maio, o MP-DF colaborou em um seminário promovido pelo Sesc Gama no Teatro Paulo Gracindo, que reuniu adolescentes, profissionais da rede de proteção e outras instituições.
A programação incluiu palestras, atividades culturais e momentos de diálogo. A coordenadora das Promotorias de Justiça do Gama, promotora Vyvyany Gulart, destacou que essas ações ajudam a conscientizar os jovens e facilitar o acesso à informação.
Também em Gama, a promotora Sofia Schlosser ministrou a palestra “Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: educar para proteger”, explicando como os adolescentes podem reconhecer situações de violência e onde buscar ajuda.
Ela apresentou dados que mostram que meninas são as maiores vítimas, que os agressores são geralmente homens, e que crianças de 10 a 13 anos são especialmente vulneráveis. A maior parte dos abusos acontece dentro de casa ou por pessoas próximas.

A Coordenadoria das Promotorias de Justiça do Gama realizou ainda um mapeamento dos serviços de atendimento em Gama e Santa Maria e apresentou o 'Projeto Ágora', que visa melhorar o fluxo de atendimento em casos de violência sexual contra crianças. Também foram distribuídos materiais informativos da campanha “Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes” para reforçar a conscientização.
Em Samambaia, no dia 14 de maio, Sofia Schlosser participou do evento “Escola de Pais” na Escola Classe 604, abordando os riscos de violência sexual e as formas de proteção. O objetivo foi informar os pais e responsáveis e destacar o papel de todos na proteção das crianças e adolescentes.
Em Brazlândia, no Centro Educacional 02, foram realizadas palestras abordando temas como cyberbullying, violência doméstica, prevenção da violência sexual, e educação sobre autocuidado e limites pessoais. Também houve debates e atividades de conscientização sobre masculinidade saudável e campanhas de prevenção.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/F/Q/lxe6g8Tniz94TsuYJBKA/fta20230412035.jpg)
