Após concessão do Galeão à espanhola Aena, ministro Silvio Costa Filho prioriza leilão da capital federal em 2026.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou que a prioridade do governo para 2026 é realizar o leilão do Aeroporto de Brasília, com expectativa de ocorrência em novembro.

A declaração foi feita após o leilão do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, arrematado pela espanhola Aena por R$ 2,9 bilhões na B3, a bolsa de valores brasileira.
Para o ministro, o certame representa um sucesso e um sinal positivo para investimentos internacionais na aviação brasileira.
“A nossa prioridade esse ano é fazer esse grande leilão do Aeroporto de Brasília, que nós esperamos também que seja um sucesso”, afirmou Costa Filho à imprensa.
Além disso, o governo planeja discutir a concessão do Aeroporto Santos Dumont, também no Rio de Janeiro, atualmente administrado pela Infraero. O ministro destacou a necessidade de debater previamente o papel institucional da Infraero com a sociedade e os servidores, sugerindo que a empresa se dedique mais à aviação regional nos próximos anos.
“Nós precisamos discutir o papel institucional da Infraero. Eu acho que a Infraero precisa passar por um processo de discussão com a sociedade, com os servidores. A gente precisa discutir o papel institucional da Infraero pensando no futuro próximo”, disse.
Em relação ao setor portuário, Costa Filho espera que o leilão do terminal de contêineres Tecon 10, no Porto de Santos, ocorra ainda neste ano, entre outubro e dezembro. Segundo ele, o certame, que demorou mais de 12 anos para ser viabilizado, será o maior da história do setor portuário brasileiro.
