Serviços são executados no entroncamento da EPTG com o Pistão Sul para evitar alagamentos e enxurradas nas imediações. Trabalho começou neste sábado (7), logo após notificação da demanda, e segue em andamento.
Após as chuvas intensas registradas em Taguatinga, equipes do Governo do Distrito Federal (GDF) foram mobilizadas para monitorar e atender demandas emergenciais.
O trabalho consistiu na desobstrução, limpeza e manutenção de bocas de lobo e galerias pluviais no viaduto de entroncamento da Estrada Parque Guará (EPTG) com o Pistão Sul (DF-001).
Os serviços reúnem esforços do programa 'GDF Presente' e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), e seguem em andamento neste domingo (8).
Participam 12 pessoas com apoio de quatro máquinas — três caminhões desobstruidores e um caminhão-pipa.
De acordo com o chefe do Departamento de Drenagem da Novacap, Lânio Trida, a área é considerada uma rodovia, portanto, de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF). Ainda assim, a equipe da empresa terceirizada pela Novacap foi prontamente enviada ao local após a notificação da demanda. “Todos os dias temos equipes trabalhando e, neste sábado, estávamos atuando no Plano Piloto quando chegou a demanda de Taguatinga. Iniciamos o trabalho no mesmo dia e seguimos por lá, com previsão de finalização nesta segunda-feira (9)”, explica Trida.
A Novacap utiliza tecnologia de ponta para limpar e desobstruir a rede pluvial distrital, seguindo um cronograma para atender todas as cidades-satélites, além do Plano Piloto, e garantir que estejam preparadas para o período de chuvas, além de contar com equipes para ações emergenciais.
Com a desobstrução da rede, são removidos lixo, areia, terra, folhas e raízes que impedem a livre passagem da água, prevenindo enchentes e alagamentos.
O coordenador do Polo Oeste do 'GDF Presente', Rodrigo Caverna, afirma que a demanda foi recebida e, imediatamente, repassada para a Novacap, que acionou a equipe da empresa terceirizada. “Verificamos a situação na pista embaixo do viaduto, que dá acesso ao centro de Taguatinga, por determinação do secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, e logo comunicamos o órgão responsável para fazer a desobstrução, limpeza e manutenção das bocas de lobo e galerias pluviais, para evitar alagamentos e outros transtornos para a região”, ressalta.
Para o administrador regional de Taguatinga, Renato Andrade, a ação rápida demonstra a parceria entre os órgãos do GDF e a preocupação com o bem-estar da população. “Pedimos desculpas pelos transtornos causados pelas chuvas dos últimos dias, especialmente sob o viaduto da entrada de Taguatinga, onde houve grande acúmulo de água. A Novacap foi acionada e o DER-DF também”, detalha. “É assim que o GDF trabalha: dando a resposta mais rápida possível às demandas da nossa população.”
