Serviço pode ser solicitado pela população pelo telefone 162 ou pela plataforma 'Participa DF'
Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde mantém como uma de suas principais frentes de atuação a realização de visitas e inspeções em residências e estabelecimentos indicados pela própria comunidade.
O trabalho tem caráter educativo e preventivo, com foco na promoção da saúde e na redução de riscos ambientais.
Por meio de canais oficiais, como o telefone 162, os cidadãos podem solicitar diretamente a inspeção ambiental para avaliar situações relacionadas à presença de pragas em ambientes domésticos ou comerciais.
As solicitações são atendidas por agentes capacitados, que analisam o local e orientam sobre as providências necessárias.
As ações de vigilância incluem o monitoramento e o controle de diversos vetores e animais de interesse em saúde pública, como o mosquito Aedes aegypti, mosquito-palha, barbeiro, borrachudo, além de escorpiões, aranhas, lagartas e lacraias.
As equipes não realizam dedetização nem aplicam inseticidas de forma rotineira, recorrendo ao uso de larvicidas apenas em situações específicas de água parada, com o objetivo de interromper o ciclo de mosquitos transmissores da dengue.
De acordo com o agente do Núcleo de Vigilância do Recanto das Emas, Cleidson Silveira, a principal finalidade das inspeções é orientar a população. “Durante as visitas, avaliamos o ambiente e identificamos possíveis riscos à saúde. A partir disso, orientamos moradores ou comerciantes sobre as adequações necessárias para eliminar ou reduzir a presença de pragas”, explicou.
A agente de vigilância ambiental Aline Cândida, também do Recanto das Emas, ressalta que a procura pelo serviço é constante. “Recebemos muitos pedidos feitos diretamente pela população. Temos equipes específicas para essas demandas e realizamos inspeções diariamente em residências e outros locais”, afirmou.
A população tem um canal de comunicação direto com a Secretaria de Saúde para solicitar as visitas dos agentes ambientais
Além das solicitações espontâneas, a Vigilância Ambiental atende denúncias encaminhadas por outros órgãos e pela Ouvidoria.
Após o recebimento da demanda, os agentes identificam o local, classificam o vetor envolvido e adotam as medidas adequadas para o controle de doenças relacionadas ao meio ambiente.
Para solicitar o serviço, o cidadão pode ligar para o número 162 ou acessar a plataforma ‘Participa.DF’.
Também é possível buscar atendimento presencial nos núcleos regionais de vigilância ambiental das regiões administrativas, que recebem e encaminham as demandas da população.
