Equipes atuarão nas principais vias da cidade em ação intensiva pelos próximos dias.
As equipes da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) estão nas ruas do Plano Piloto para manutenção das vias.
A operação se concentra, pelos próximos dias, nas avenidas principais: W3, S1, N1, S2, N2 e L2 Norte e Sul.
O tráfego intenso nesses locais, somado às ações da chuva, estimulam a formação de buracos nesse período, tornando necessárias ações emergenciais.
Os serviços foram iniciados pelas principais vias com as situações mais críticas.
Durante todo o período de manutenção, aproximadamente 50 toneladas de massa asfáltica são utilizadas por dia.
Esse material está sendo distribuído por caminhões com caçamba térmica, uma novidade que a Novacap começou a utilizar em dezembro de 2025.
A tecnologia mantém a temperatura da massa durante todo o dia, o que permite melhor aderência, garantindo a qualidade da compactação e a durabilidade do reparo.
A chefe do Departamento de Regionais, Walquíria Marra Rodrigues, explica que durante as chuvas, o pavimento sofre infiltrações que aceleram o surgimento dessas aberturas.
“A intensificação do serviço de tapa-buraco no Plano Piloto é uma medida técnica necessária para evitar danos maiores à estrutura das vias, e devolver a trafegabilidade segura”, explica.
“Estamos acompanhando de perto as ações de tapa-buracos no Plano Piloto e atuando de forma integrada com a Novacap, a partir das vistorias realizadas pela administração regional. Esse mutirão é essencial para melhorar as condições das vias e garantir mais segurança e mobilidade para motoristas e pedestres, especialmente neste período de chuvas”, destacou o administrador regional do Plano Piloto, Bruno Olímpio.
A população pode solicitar estes e outros serviços na Ouvidoria, em 162, ou na Administração 24h, no Portal do Cidadão, sistema que permite solicitações de forma online, rápida e acessível.
