Medida da Secretaria de Mobilidade do GDF visa reduzir acidentes envolvendo pedestres, ciclistas e motociclistas nas proximidades dos coletivos.
A partir de fevereiro de 2026, todos os ônibus do Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal deverão circular com adesivos alertando sobre o risco de acidentes com os veículos.
A medida está prevista na Portaria nº 294/2025, publicada pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (SeMob-GDF) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta sexta-feira (14).
O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, explicou que a iniciativa tem como finalidade alertar pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas de automóveis e demais veículos sobre o risco de transitar nos pontos cegos do ônibus, áreas que não estão visíveis para o motorista, nem diretamente nem pelos retrovisores.
“É importante que as pessoas se lembrem desse risco e evitem transitar nesses pontos que dificultam ao motorista do ônibus ver se há pedestres, ciclistas ou motos ao redor do veículo”, afirmou o secretário, destacando que a ação visa promover um trânsito mais seguro na capital federal.
Os adesivos terão formato de círculo amarelo com informações impressas em preto e deverão ser afixados em todas as laterais dos coletivos.
O tamanho será proporcional ao veículo, e as próprias operadoras do transporte público serão responsáveis pela impressão e instalação dos informativos, no prazo de 90 dias.
Atualmente, os ônibus já possuem adesivos nas portas de saída, alertando os passageiros para não atravessarem à frente do veículo após desembarcar, conforme a Lei nº 2.205/98.
A nova medida amplia a sinalização para todos os pontos cegos do ônibus, protegendo tanto os usuários do transporte quanto pedestres e ciclistas que circulam nas proximidades.
