...

...

No ar: ...

...

ACESSIBILIDADE DE ÔNIBUS: Operação da SeMob/GDF fiscaliza transporte público com foco nos "buzões"

Publicada em: 05/09/2025 19:12 -

 

 

 

Ação anônima de fiscais em linhas, garagens e terminais verifica veículos e atendimento aos passageiros prioritários.

 

Durante todo o mês de setembro, auditores da Secretaria de Transporte e Mobilidade  fazem viagens nos ônibus do Distrito Federal, sem se identificar, para verificar a qualidade do serviço prestado aos passageiros que necessitam de acessibilidade adequada e prioridade de atendimento.

 

A fiscalização ocorre nas linhas, garagens e terminais, onde também são inspecionados os equipamentos de acessibilidade e de segurança dos veículos.

Operação da Secretaria de Mobilidade  fiscaliza a qualidade do serviço prestado aos passageiros que necessitam de acessibilidade e prioridade de atendimento
Na primeira semana da ação, chamada 'Operação Hefesto', além de acompanhar a conduta de motoristas e cobradores, os auditores da Subsecretaria de Fiscalização (SuFisa) vistoriaram 77 ônibus do transporte público coletivo da Grande Brasília. Foi identificado um elevador PCD inoperante, que deverá passar por vistoria após o conserto. Além disso, quatro veículos foram retidos por apresentarem problemas em equipamentos de acessibilidade e falta de higiene, mas liberados no mesmo dia, após a solução das falhas.

A ação da Secretaria de Mobilidade tem como objetivo elevar a qualidade do serviço e garantir a inclusão social, com foco na adequação dos veículos em termos de acessibilidade e na conduta dos profissionais que operam o sistema.

O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, ressaltou que a 'Operação Hefesto' é estratégica para assegurar que o transporte público distrital seja inclusivo.

 

“A população tem direito a um transporte que ofereça veículos acessíveis, qualidade no atendimento e sustentabilidade. E a fiscalização tem esse objetivo, de garantir a segurança operacional e o conforto dos passageiros, evitando interrupções no serviço", afirmou o titular da Secretaria de Mobilidade .

Durante as viagens de ônibus, misturados aos passageiros, os auditores da Sufisa fiscalizam o cumprimento das normas que asseguram os direitos dos usuários. Eles observam como motoristas e cobradores interagem com pessoas que necessitam de atendimento prioritário. São verificadas situações como o embarque e desembarque seguro de idosos, gestantes, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, bem como a urbanidade no tratamento aos passageiros e o atendimento às solicitações de parada.

Paralelamente, a operação realiza uma vistoria minuciosa para inspecionar os itens relacionados à acessibilidade dos ônibus. São avaliados aspectos como o funcionamento das plataformas elevatórias ou rampas de acesso, a existência de assentos preferenciais sinalizados e os espaços reservados para cadeiras de rodas, com seus respectivos sistemas de segurança. O intuito é assegurar que a estrutura física dos veículos seja plenamente acessível a todos.

Francisco Sobrinho: "É preciso fiscalizar as empresas para que os ônibus saiam das garagens e terminais com o elevador funcionando"

A operação foi bem recebida por Francisco Paulo de Menezes Sobrinho, de 59 anos, que há quatro décadas utiliza cadeira de rodas devido a um acidente sofrido na juventude. Morador do Guará, ele costuma utilizar as linhas para a Asa Sul e a Rodoviária Interestadual.

“Os motoristas geralmente são cordiais, mas já deixei de embarcar várias vezes devido a defeito nos elevadores, principalmente dos ônibus mais antigos”, afirmou Francisco. "É preciso fiscalizar as empresas para que os ônibus saiam das garagens e terminais com o elevador funcionando."

As inspeções continuarão até o final de setembro, tanto nas garagens das operadoras quanto nos ônibus em circulação, buscando identificar irregularidades e garantir a aplicação das normas vigentes. Em caso de não conformidade, serão tomadas as medidas cabíveis, incluindo a autuação e, se necessário, a retenção do veículo até que as falhas sejam corrigidas. A equipe também prestará orientações aos prepostos sobre condutas adequadas.

 

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...