...

...

No ar: ...

...

CRISES EM PRESÍDIOS: GDF reúne forças de segurança para implementar protocolo

Publicada em: 16/07/2025 16:57 - Segurança Pública

 

Operações Dragão e Iguana regulamentam ações estratégicas e operacionais nos estabelecimentos prisionais e socioeducativos do Distrito Federal.

 

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal reuniu representantes das principais forças de segurança em um encontro estratégico para debater a implementação do Decreto nº 47.303/2025.

A reunião foi conduzida pela Subsecretaria de Operações Integradas e marca um novo momento na articulação institucional para o enfrentamento de crises no sistema prisional.

O decreto estabelece os protocolos de operações integradas, que regulamentam a atuação conjunta e coordenada dos órgãos de segurança em situações de crise de nível estratégico e operacional.

Participaram da reunião representantes da Secretaria de Segurança Pública , Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Administração Penitenciária, Polícia Penal do GDF, Polícia Federal, Departamento de Trânsito, Secretaria de Justiça e Secretaria de Transporte e Mobilidade.

O encontro foi conduzido pela Subsecretaria de Operações Integradas e marca um novo momento na articulação institucional para o enfrentamento de crises no sistema prisional
Integração em situações críticas

Os protocolos visam consolidar um plano de atuação unificado em ocorrências como rebeliões, motins, tomadas de reféns, fugas em massa e outras situações que representem ameaça à ordem e à segurança das unidades prisionais e socioeducativas.

A cooperação entre os órgãos permitirá respostas mais rápidas, técnicas e eficazes.

De acordo com o secretário de Segurança Pública do GDF, Sandro Avelar, a medida reforça a capacidade do Estado de agir de forma articulada em momentos de alta complexidade.

“A reunião marca um novo patamar na política de enfrentamento a crises no sistema prisional, com atuação rápida, técnica e integrada. Segurança pública se faz com planejamento, cooperação e agilidade. O decreto fortalece essa visão de Estado”, destacou o secretário.

 

Simulações e centros de comando

Durante o encontro, foram apresentados o cronograma de simulações operacionais conjuntas e os planos de ação para gerenciamento de crises.

Os centros de comando integrados funcionarão como núcleos de decisão com acesso a informações em tempo real, imagens de monitoramento e suporte tático.

A Polícia Federal atuará com apoio de inteligência e articulação nacional, especialmente em casos envolvendo organizações criminosas com atuação interestadual ou transnacional.

presídio federal de brasília

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...