...

...

No ar: ...

...

PARA ALUNOS DA REDE PÚBLICA: Orquestra Filarmônica apresenta repertório do 'PAS'

Publicada em: 12/06/2025 09:26 - Arte & Cultura

 

Realizado com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o concerto contou com a participação dos músicos nas explicações e interação com os estudantes.

O estudo dos instrumentos musicais, conhecido como organologia, é um dos temas que podem aparecer no Programa de Avaliação Seriada (PAS), processo seletivo de ingresso na Universidade de Brasília.

Para aproximar os estudantes desse universo, a Orquestra Filarmônica de Brasília realizou uma apresentação didática de obras exigidas no exame voltado aos alunos do Ensino Médio da rede pública.

O Concerto das Escolas ocorreu em dois turnos da manhã e tarde, no auditório do Museu Nacional da República.

Idealizado pela Associação dos Amigos das Artes de Brasília (AmABra) e realizado por meio de termo de fomento com a Secretaria de Cultura, o programa incluiu as seguintes composições clássicas: Pequena Fuga em Sol Menor, de J.S. Bach; Batuque, de Alberto Nepomuceno; a ária Habanera, da ópera Carmen, de Georges Bizet; e o Concerto para Violoncelo em Dó Maior – 1º movimento, de Joseph Haydn, com solo de Calebe Alves.

O Concerto das Escolas ocorreu em dois turnos da manhã e tarde, no auditório do Museu Nacional da República 

Os parâmetros sonoros como timbre, altura, frequência e intensidade costumam ser palavras-chave em questões que confundem candidatos em vestibulares. Por isso, o maestro Thiago Francis explica que o repertório foi cuidadosamente escolhido com base nos conteúdos exigidos nas três etapas do PAS. Durante a apresentação, ele assume também o papel de professor: contextualiza cada obra, explica o período histórico, os instrumentos utilizados e o papel do compositor. “Muitos alunos não sabem o que é um oboé, um fagote, ou como esses instrumentos se organizam dentro da orquestra. Nosso objetivo é justamente romper essa barreira e permitir que eles compreendam o que estão ouvindo”, afirma.

Nosso intuito é justamente romper essa barreira e permitir que eles compreendam o que estão ouvindo”, afirma.

 

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...