Tocando Agora: ...
No ar:  

 

PONTE JK: Manutenção do sistema de iluminação do "monumento" é finalizado

Publicada em: 09/06/2025 17:47 - Infraestrutura SISTEMA VIÁRIO

 

Investimento de R$ 831 mil garantiu 162 novas luminárias de LED, 66 projetores e 16 câmeras de vigilância com monitoramento 24h integrado ao Centro de Controle Operacional.

 

A CEB Iluminação Pública e Serviços (CEB IPesconcluiu o mutirão de manutenção na Ponte JK, um dos cartões-postais mais emblemáticos da capital federal, frequentemente alvo de furtos de cabos e atos de vandalismo.

A ação teve como finalidade reforçar a segurança e aumentar a eficiência da iluminação pública na estrutura.

Foram investidos R$ 831 mil na recuperação e modernização do sistema e no reforço da vigilância do local.

A Ponte JK ganhou 162 novas luminárias de LED, que oferecem maior eficiência energética e melhor visibilidade para motoristas e pedestres |

Durante a intervenção, além da reposição e manutenção dos cabos e equipamentos, a CEB IPes instalou 16 câmeras de monitoramento ao longo da ponte. O sistema, que pode ser acessado em tempo real por celular ou computador, estará integrado ao Centro de Controle Operacional (CCOda companhia.

A central poderá acionar as forças de segurança sempre que forem identificadas ocorrências suspeitas, como tentativas de furto ou depredação, ampliando a capacidade de resposta e prevenção.

As melhorias incluíram a substituição dos antigos cabos de cobre por 3.960 metros de cabos de alumínio – material que não tem valor no mercado paralelo – com o objetivo de reduzir os furtos.

Também foram instaladas 162 novas luminárias de LED, que oferecem maior eficiência energética e melhor visibilidade para motoristas e pedestres.

A intervenção contemplou ainda a substituição de 26 braços de iluminação (PAS 5m).

Outras ações incluíram a pintura de 162 postes de 5 metros e de 41 postes duplos de 12 metros, a instalação de 66 projetores de 300 W e a execução de 196 horas de solda para reforço estrutural dos componentes de iluminação.

 

O presidente da CEB, Edison Garcia, destacou a importância da iniciativa: “A Ponte JK é um dos símbolos de Brasília, e garantir que sua iluminação esteja em perfeitas condições é fundamental para a segurança e o conforto da população. Nosso compromisso é seguir investindo na modernização e manutenção da iluminação pública, assegurando qualidade, eficiência energética e mais segurança em toda a cidade”.

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...