Projeto completou 22 anos em junho e ultrapassou a marca de 44 milhões de serviços prestados de forma ágil e desburocratizada nas unidades físicas e na itinerante.

 

Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, os números de atendimentos do ‘Na Hora’ em 2024 mostram o empenho e compromisso da pasta com os cidadãos brasilienses.


Mais agilidade e eficiência na prestação de atendimentos públicos à população do Distrito Federal.

 Esta é a marca celebrada em 2024 pelo ‘Na Hora’, órgão gerido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (SeJus-GDF), que prestou 2.628.293 atendimentos de janeiro a dezembro – sendo, em média, 7.200 por dia.


O número representa um acréscimo de 250 mil atendimentos em relação ao mesmo período de 2023 (+10,5%). A maioria dos serviços foram disponibilizados presencialmente nas oito unidades do órgão, com o tempo médio de espera de 8 minutos e 59 segundos – ante 9 minutos e 5 segundos do ano passado.

 Além disso, o índice de satisfação identificado nos terminais de avaliação manteve-se acima de 99%.

 

As unidades do ‘Na Hora’ estão localizadas em Ceilândia, na Rodoviária do Plano Piloto, em Taguatinga, no Gama, no Riacho Fundo, em Sobradinho, em Brazlândia e no Setor Comercial Sul (unidade de perícias). Juntos, os espaços (unidades do NH) contabilizam 2.591.881 atendimentos – 98% do total ocorrido de janeiro a dezembro deste ano.


Outros 36.412 atendimentos foram prestados pela carreta ‘Na Hora’ ‘Mais Perto do Cidadão’, serviço itinerante do órgão que percorreu esse ano mais de 30 localidades. Também disponível à população para orientações e agendamentos, a Central 156, opção 8, foi responsável em 2024 por 43.660 consultas.

O aposentado Ronildo Leonel, 70 anos, foi um dos usuários do Na Hora este ano que ficou surpreso com a praticidade e agilidade do atendimento. Ele aproveitou que a carreta do órgão estacionou dois dias próximo a sua casa, em Santa Maria, para resolver todas as suas pendências com o Detran. “Puxei todos os documentos e resolvi todas os meus problemas de maneira rápida, acessível, já que sou deficiente, e com um ótimo atendimento. Este serviço facilitou muito a minha vida”, comemorou.


Criada em 2021, a unidade móvel do ‘Na Hora’ conta com 14 guichês de atendimento, um ponto de autoatendimento, porta com elevador de acessibilidade, banheiro e copa para uso dos servidores, uma sala de TI, gerador com autonomia de 6h, ar-condicionado em toda a unidade, além de mobiliários e equipamentos modernos, para atender à população com qualidade e eficiência.


As unidades e carreta do ‘Na Hora’ reúnem representantes de diversos órgãos públicos, como Caesb, Polícia Civil, Detran, INSS, Neoenergia e Tribunal Regional Eleitoral.

Desde a sua criação, inicialmente intitulado como Serviço de Atendimento Imediato ao Cidadão, mais de 44 milhões de atendimentos foram realizados.

Atendimento de qualidade

Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, os números de atendimentos do Na Hora em 2024 mostram o empenho e compromisso da pasta com os cidadãos da Grande Brasília.

“Nosso maior desafio não é fazer entregas de políticas públicas, mas sim fazer com que essas políticas cheguem à população. E esses mais de 2,6 milhões de atendimentos confirmam que este trabalho está sendo bem-sucedido”, destacou.


O tempo de espera foi o que mais surpreendeu o estudante Isaías Gomes, 23 anos, que junto com sua avó, Jacira Gomes, 64 anos, procurou a unidade da Rodoviária para tirar a segunda via da sua carteira de identidade e negociar dívidas de contas em atraso com a Neoenergia. “Nos preparamos para passar uma tarde, mas resolvemos todas nossas solicitações em pouco mais de meia hora. Nem fila enfrentamos e ainda saímos satisfeitos por sermos devidamente atendidos. O ‘Na Hora’, realmente, facilitou a nossa vida”, exaltou.


Confira os endereços das unidades fixas de atendimento do ‘Na Hora’.

• Rodoviária do Plano Piloto: plataforma inferior, próximo ao Metrô.
• Taguatinga: Avenida Comercial, QS 3, Lote 11, lojas 4 a 8 – Pistão Sul/Águas Claras
• Ceilândia: piso superior do Shopping Popular de Ceilândia – QNM 11, Área Especial, Ceilândia Sul
• Sobradinho: Quadra 6, Área Especial 8
• Gama: Gama Shopping: AE 1, EQ 55/56, Setor Central
• Riacho Fundo: Shopping Riacho Mall – QN 7, AE 1
• Brazlândia: Área 4, Lote 3, Setor Tradicional
• Perícia Médica Federal: Setor Comercial Sul, Quadra 4, Ed. Luiz Carlos Botelho – Asa Sul.

Na Hora completa 22 anos com mais de 45 milhões de atendimentos à população  do DF | Agência Brasília