Projeto completou 22
anos em junho e ultrapassou a marca de 44 milhões de serviços prestados de
forma ágil e desburocratizada nas unidades físicas e na itinerante.
Para
a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, os números de
atendimentos do ‘Na Hora’ em 2024 mostram o empenho e compromisso da pasta com
os cidadãos brasilienses.
Mais
agilidade e eficiência na prestação de atendimentos públicos à população do
Distrito Federal.
Esta é a marca celebrada em 2024 pelo ‘Na Hora’,
órgão gerido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (SeJus-GDF), que prestou
2.628.293 atendimentos de janeiro a dezembro – sendo, em média, 7.200 por dia.
O
número representa um acréscimo de 250 mil atendimentos em relação ao mesmo
período de 2023 (+10,5%). A maioria dos serviços foram disponibilizados
presencialmente nas oito unidades do órgão, com o tempo médio de espera de 8
minutos e 59 segundos – ante 9 minutos e 5 segundos do ano passado.
Além disso, o índice de satisfação
identificado nos terminais de avaliação manteve-se acima de 99%.
As
unidades do ‘Na Hora’ estão localizadas em Ceilândia, na Rodoviária do Plano
Piloto, em Taguatinga, no Gama, no Riacho Fundo, em Sobradinho, em Brazlândia e
no Setor Comercial Sul (unidade de perícias). Juntos, os espaços (unidades do
NH) contabilizam 2.591.881 atendimentos – 98% do total ocorrido de janeiro a
dezembro deste ano.
Outros
36.412 atendimentos foram prestados pela carreta ‘Na Hora’ ‘Mais Perto do
Cidadão’, serviço itinerante do órgão que percorreu esse ano mais de 30 localidades.
Também disponível à população para orientações e agendamentos, a Central 156,
opção 8, foi responsável em 2024 por 43.660 consultas.
O
aposentado Ronildo Leonel, 70 anos, foi um dos usuários do Na Hora este ano que
ficou surpreso com a praticidade e agilidade do atendimento. Ele aproveitou que
a carreta do órgão estacionou dois dias próximo a sua casa, em Santa Maria,
para resolver todas as suas pendências com o Detran. “Puxei todos os documentos
e resolvi todas os meus problemas de maneira rápida, acessível, já que sou
deficiente, e com um ótimo atendimento. Este serviço facilitou muito a minha
vida”, comemorou.
Criada
em 2021, a unidade móvel do ‘Na Hora’ conta com 14 guichês de atendimento, um
ponto de autoatendimento, porta com elevador de acessibilidade, banheiro e copa
para uso dos servidores, uma sala de TI, gerador com autonomia de 6h,
ar-condicionado em toda a unidade, além de mobiliários e equipamentos modernos,
para atender à população com qualidade e eficiência.
As
unidades e carreta do ‘Na Hora’ reúnem representantes de diversos órgãos
públicos, como Caesb, Polícia Civil, Detran, INSS, Neoenergia e Tribunal
Regional Eleitoral.
Desde
a sua criação, inicialmente intitulado como Serviço de Atendimento Imediato ao
Cidadão, mais de 44 milhões de atendimentos foram realizados.
Atendimento
de qualidade
Para
a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, os números de
atendimentos do Na Hora em 2024 mostram o empenho e compromisso da pasta com os
cidadãos da Grande Brasília.
“Nosso
maior desafio não é fazer entregas de políticas públicas, mas sim fazer com que
essas políticas cheguem à população. E esses mais de 2,6 milhões de
atendimentos confirmam que este trabalho está sendo bem-sucedido”, destacou.
O
tempo de espera foi o que mais surpreendeu o estudante Isaías Gomes, 23 anos,
que junto com sua avó, Jacira Gomes, 64 anos, procurou a unidade da Rodoviária
para tirar a segunda via da sua carteira de identidade e negociar dívidas de
contas em atraso com a Neoenergia. “Nos preparamos para passar uma tarde, mas
resolvemos todas nossas solicitações em pouco mais de meia hora. Nem fila
enfrentamos e ainda saímos satisfeitos por sermos devidamente atendidos. O ‘Na
Hora’, realmente, facilitou a nossa vida”, exaltou.
Confira os endereços
das unidades fixas de atendimento do ‘Na Hora’.
•
Rodoviária do Plano Piloto: plataforma inferior, próximo ao Metrô.
• Taguatinga: Avenida Comercial, QS 3, Lote 11, lojas 4 a 8 – Pistão Sul/Águas
Claras
• Ceilândia: piso superior do Shopping Popular de Ceilândia – QNM 11, Área
Especial, Ceilândia Sul
• Sobradinho: Quadra 6, Área Especial 8
• Gama: Gama Shopping: AE 1, EQ 55/56, Setor Central
• Riacho Fundo: Shopping Riacho Mall – QN 7, AE 1
• Brazlândia: Área 4, Lote 3, Setor Tradicional
• Perícia Médica Federal: Setor Comercial Sul, Quadra 4, Ed. Luiz Carlos
Botelho – Asa Sul.