A
má prestação de serviços e o funcionamento indevido de alguns produtos levaram
53.745 consumidores insatisfeitos a acionarem, neste ano de 2024, o Instituto
de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (ProCon), órgão vinculado à
Secretaria de Justiça e Cidadania (SeJus-GDF).
Deste
total, 776 registros foram de denúncias e 23.748 de reclamações – setecentos
casos a mais do que em 2023.
E tomar esse caminho de acionar o Procon tem
se mostrado cada vez mais eficiente. O balanço anual do órgão aponta que mais
de 63% dos conflitos, em fase de reclamação, foram solucionados em favor do
consumidor.
A
professora Socorro Matos, 39 anos, foi uma das consumidoras que teve o seu
problema resolvido este ano. Após várias tentativas de recuperar o seu dinheiro
de uma cobrança indevida do cartão de crédito, ela só conseguiu a solução com a
intervenção do órgão fiscalizador. “Tentei várias vezes uma negociação,
mas foi só depois que vim aqui no Procon que tudo se resolveu e consegui ter
meus direitos como consumidora respeitados”, destaca.
A
queixa da professora Socorro foi, inclusive, a mais comum no ranking das
queixas dos consumidores da Grande Brasília no ProCon em 2024. As reclamações
de cobranças indevidas e atrasos na devolução de valores pagos dos cartões de
crédito, de débito e de loja ficaram no topo, seguido por reclamações
relacionadas a telefonia, de vestuário a artigos de uso pessoal e de crédito
consignado.
Além
das reclamações, o órgão também serve para consultas de auxílio aos
consumidores, que contabilizou em 2024, 30.085 buscas. “A gente sabe que muitos
consumidores que têm um problema na relação de consumo muitas vezes deixam para
lá porque não querem mais se estressar com aquilo, ou estão sem tempo ou até
por falta de disposição para correr atrás. Então, a gente quer facilitar a vida
do consumidor para que ele não deixe isso passar, para que acabe aquela dor de
cabeça, enquanto a gente cuida desse problema para ele”, destaca o diretor do
Procon, Marcelo Nascimento.
Atendimento
eletrônico
O
aumento dos atendimentos também ocorreu pela disponibilização de novos
mecanismos de proteção lançados neste ano.
Em
15 de março, dia que é celebrado o Dia do Consumidor, o Procon passou a contar
com o Sistema de Peticionamento Eletrônico (SisPE) do Governo do Distrito
Federal (GDF), que permite o registro de reclamações no Procon.
Por
meio do SisPE o cliente pode registrar as queixas sem precisar sair de casa,
garantindo mais conforto aos consumidores e celeridade ao trâmite.
A
plataforma ampliou e facilitou o acesso do consumidor, que, anteriormente, só
podia fazer a abertura de reclamações em uma das dez unidades físicas do ProCon
-DF ou via e-mail. Até dezembro de 2024, já foram registradas 18.859
atendimentos no sistema eletrônico do instituto.
“Isso
trouxe mais conforto aos consumidores e celeridade ao trâmite de resolução dos
problemas. A devolutiva desses registros à população sendo realizada de maneira
muito rápida aproximou o ProCon do cidadão”, enfatiza a secretária de Justiça e
Cidadania, Marcela Passamani.
Como
funciona
O
consumidor pode ir ao ProCon registrar a reclamação de forma presencial,
inserida imediatamente por um servidor no sistema. Dali já sai a notificação
que será encaminhada para o fornecedor, que terá 20 dias para responder a carta
preliminar.
O
mesmo caminho segue de forma online, onde o consumidor pode acessar o sistema
pelo computador, celular ou tablet para preencher o formulário e encaminhar,
com os devidos documentos anexos que comprovem a relação de consumo: contrato,
forma de pagamento, eventual distrato, se houve trocas de mensais, tratativas,
entre outros; além da solução pretendida.
Outro
mecanismo para as ocorrências também é o Disque 151, que apenas neste ano,
contabilizou 15.190 queixas de consumidores.
ProCon
– 2024
Total
de atendimentos: 54.613
Denuncias: 776
Reclamações: 23.748
Consultas: 30.085
Ranking
das reclamações:
1.
Cartão de crédito / cartão de débito / cartão de loja
2. Telefonia móvel pós paga
3. Vestuário a artigos de uso pessoal
4. Crédito Consignado
5. Pacote de serviços (combos) – Telecomunicações
6. Internet Fixa
7. Conta Corrente/ salário/ poupança
8. Energia elétrica
9. Móveis e colchões
10. Plano de Saúde
Postos
de atendimento
ProCon
Central
SCS, Quadra 08, Edifício Venâncio 2000
Bloco B-60, Sala 240
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 08h às 17h
ProCon
Rodoviária
Eixo Monumental
Rodoviária do Plano Piloto
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 07h às 19h, e aos sábados, de
07h às 13h
ProCon
Taguatinga
QS 03, Lote 11, Lojas 5 a 9
Pistão Sul
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 07h às 19h, e aos sábados, de
07h às 13h
ProCon
Gama
Área Especial 01, EQ 55/56
Gama Shopping
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 07h às 19h, e aos sábados, de
07h às 13h
ProCon
Riacho Fundo
QN 07, Área Especial 01
Shopping Riacho Mall
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 07h às 19h, e aos sábados, de
07h às 13h
ProCon
Ceilândia
QNM 11, AE, Lote 03
Shopping Popular
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 07h às 19h, e aos sábados, de
07h às 13h
ProCon
Planaltina
Via WL 02, Setor Administrativo
Administração Regional
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, de 08h às 17h
ProCon
Sobradinho
Quadra 06, Área Especial 8
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 07h às 19h, e aos sábados, de
07h às 13h
ProCon
Brazlândia
Área Especial 4, Lote 3, Setor Tradicional
Antiga Agência da Receita da Secretaria de Fazenda
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 8h às 17h
ProCon
Guará
Guará II, QE 25
Administração Regional
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta-feira, 8h às 17h