O recolhimento é feito a partir de um pedido pelo telefone 162, garantindo o descarte correto


A cada três meses, a aposentada Odete Fernandes, 74 anos, faz a limpeza do sifão da pia da cozinha da casa dela.

A intenção é evitar que resíduos de alimentos e gordura se acumulem, causando vazamentos e mau cheiro.

Todo o conteúdo retirado é colocado pela dona de casa em dois sacos de lixo.

Em seguida, ela solicita a coleta dos resíduos pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU), responsável pela destinação adequada.

 

“Nem me lembro mais como fiquei sabendo, porque uso há bastante tempo. Mas a cada três meses eu gosto de lavar o sifão da cozinha, senão começa a vazar. Então, eu ligo e eles falam o dia que vem buscar, e eu coloco lá fora”, conta. Antes, ela pedia para um carroceiro levar o resíduo, que não pode ser descartado junto ao lixo convencional e na coleta seletiva. “Facilita bastante”, completa.


O recolhimento dos resíduos de caixa de gordura é um dos serviços oferecidos pelo SLU.

São coletados, mediante agendamento, itens do reservatório, como gordura e resíduos sólidos gerados na cozinha de residências, condomínios e prédios públicos, com volumes de até 60 litros.

A solicitação deve ser feita pelo 162, telefone da Ouvidoria, e contato para informações é (61) 3213-0153.

Após o pedido, a empresa tem 48 horas para fazer a coleta, entre 7h e 15h20.

“É uma coleta especial com uma equipe especializada em fazer a coleta e encaminhar para o Aterro Sanitário. Justamente para dar conforto à população e garantir o descarte correto – já que esse material não pode ser misturado com o lixo orgânico e seletivo – o cidadão deve nos acionar pela Ouvidoria, fazer a limpeza da caixa e colocar em sacos reforçados. Em caso de óleo de cozinha, sugerimos que seja colocado em uma garrafa pet”, explica o subdiretor de Gestão e Limpeza do SLU, Everaldo Araújo.


Entre janeiro e junho desde ano, 39,43 toneladas do conteúdo foram coletadas pelo órgão no GDF, uma média de 6,57 toneladas por mês. No ano passado, o total recolhido foi de 84,83 toneladas, enquanto em 2022 foram 81,42 toneladas.


Orientações sobre a coleta de resíduos de caixas de gordura

→ Separe os resíduos em sacos plásticos reforçados para evitar rasgos devido ao peso. Drene toda a água acumulada e acondicione apenas os resíduos sólidos de gordura;
→ O SLU não faz a remoção e a limpeza interna das caixas de gordura;
→ O serviço não atende estabelecimentos comerciais e locais, nem com geração acima de 60 litros.

 

Muita gente acredita que a água do ralo da pia e do banheiro vão para o esgoto. Mas você sabia que essa resposta não está correta? Na verdade, os dejetos da cozinha vão para a caixa de gordura. Existe um sistema de decantação que separa os resíduos sólidos (gordura), do líquido, já os dejetos do banheiro vão para a caixa de esgoto. Inegavelmente, as caixas de esgoto estão instaladas nas residências, estabelecimentos comerciais e industriais.

Mas, afinal, para que serve a caixa de gordura e como ela funciona?

O que é a caixa de gordura?

caixa de gordura

Quando estamos cozinhando, fazendo frituras, lavando a louça, entre outras tarefas domésticas, produzimos uma grande quantidade de gordura.

Você já parou para pensar para onde vão todos esses resíduos gordurosos?

A caixa de gordura tem justamente esse papel, de reter os resíduos provenientes dos ralos. Assim protegendo a tubulação da sua casa/ estabelecimento e a rede de esgoto. Contudo, os  entupimentos são prevenidos e você evita também uma dor de cabeça desnecessária.

A caixa de gordura retém a sujeira em forma de blocos, sendo assim, somente a água é direcionada para a rede de esgoto.

Devido à fermentação da gordura retida, uma dica importante é que as caixas devem ser obrigatoriamente fechadas, porém com tampas removíveis. Assim, com a vedação você impede o mau cheiro e que insetos e ratos entrem.

Recomenda-se, também, o uso dos sifões nas pias, sobretudo para amenizar o mau cheiro proveniente da gordura retida.

Onde minha caixa está instalada?

Segundo a norma NBR 8160 da ABNT, a caixa de gordura deve ser instalada do lado de fora das residências. Do mesmo modo, em locais ventilados e de fácil acesso.

Nos condomínios, normalmente as caixas de gordura são instaladas no térreo.

Limpeza e manutenção da caixa de gordura

Como a caixa de gordura recebe diariamente uma grande quantidade de resíduos, o ideal é que você faça uma limpeza dela a cada três meses.

Já sabemos que com o passar do tempo a gordura resfria e torna-se sólida e forma blocos que podem entupir o seu encanamento.

Assim, esses blocos de gordura são retirados, evitando o entupimento nas tubulações. A falta de limpeza pode causar transtornos indesejáveis, como:

  • Entupimento das canalizações;
  • Mau cheiro que expande para a sua casa;
  • A gordura pode transbordar e sair para fora da caixa, atravessando a tampa;
  • Escoamento lento da água pelo ralo da pia.

Uma dica importante é: não utilize para limpeza ou desentupimentos, sabão em pó, água quente e desentupidores químicos sem a ajuda de um profissional. Além de corroerem o concreto, tubulações e anéis de vedação hidráulica, essas substâncias provocam danos ao meio ambiente.

Em caso de emergência, nunca utilize arames, pois o mesos podem perfurar a tubulação, consequentemente agravando o problema. Sempre que isso ocorrer chame a Conservadora Cometa.

Então eu posso jogar o óleo de cozinha na pia, já que vai para a caixa de gordura?caixa de gordura - descarte óleo

 

 

 

 

 

 

 

A resposta nesse caso é negativa!  Nunca jogue óleo de cozinha na pia, pois, além de provocar entupimentos, ainda pode contaminar o meio ambiente!

Mesmo que a caixa de gordura tenha o papel de recolher os resíduos oleosos dos processos de limpeza, ela não é suficiente para evitar os entupimentos.

Com o tempo, a gordura presente na tubulação da pia se solidifica e obstrui a passagem dos resíduos líquidos, como água e outros fluidos que caírem na pia.

Por isso, sempre que você cozinhar com óleo para fazer frituras e outros alimentos, espere que ele esfrie e, depois, despeje-o em uma garrafa com um funil. Feche a garrafa para evitar odores e insetos e leve-a com o óleo para o Ponto de Entrega Voluntária mais perto da sua casa.

Para aumentar o cuidado, limpe a panela e o funil utilizados com um guardanapo e descarte-o no lixo.

Além de evitar entupimentos, você ainda ajuda a não contaminar o meio ambiente!