Médicos da Secretaria de Saúde trabalham junto à Secretaria de Pessoa com Deficiência em atividades que permitem a emissão do CadPCD e do Passe Livre Especial

A reunião entre a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, e o secretário da Pessoa com Deficiência, Flávio Pereira dos Santos, na terça-feira (17), teve como finalidade discutir a ampliação da parceria de homologação de laudos médicos. Esse serviço especializado é exigido durante o processo de emissão do Cadastro da Pessoa com Deficiência (CadPCD) e do Passe Livre Especial.

Encontro entre as secretarias de Saúde (SES-DF) e da Pessoa com Deficiência (SEPD)-DF resultou na ampliação da parceria de homologação de laudos médicos 

Essa parceria já está em vigor há mais de um ano, quando a Secretaria de Saúde (SES-DF) disponibilizou servidores da carreira médica para atuar na Secretaria da Pessoa com Deficiência (SEPD) na homologação de laudos. Sete profissionais vão compor essa equipe, dois a mais do que há hoje. “Há mais de um ano esse trabalho conjunto é responsável por resultados valiosos à população do Distrito Federal. Seguiremos nessa parceria, ampliando nossos esforços para garantir a celeridade da identificação e da concessão dos direitos das pessoas com deficiência (PCDs)”, garante a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.

Emissão da CIN com o CadPCD

Realizado de forma virtual, o CadPCD é o sistema responsável por registrar dados e documentos de PCDs no âmbito do GDF.

Esse cadastro é, agora, requisito para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN).

Desde a última semana, ao emitir a CIN de um cidadão já registrado no CadPCD, o ícone identificador da condição já vem impresso no novo documento.

A expectativa da SEPD é que, até o fim deste ano, motivados pela emissão da CIN, cerca de 100 mil novos usuários busquem o serviço.

O CadPCD do GDF possui atualmente mais de 40 mil pessoas cadastradas. “Graças à Secretaria de Saúde, envolvida nesse processo de inclusão, de cidadania e de acessibilidade de PCDs às políticas públicas, conseguimos desenvolver esses projetos e dar conta da demanda”, declara o secretário da Pessoa com Deficiência, Flávio Pereira dos Santos.