Pistas estavam interditadas desde março; obras foram
aceleradas com a ampliação da jornada dos trabalhadores em dias específicos
A partir desta sexta-feira
(10), o cruzamento entre as Vias S2 e W3 Sul, na altura do Pátio Brasil
Shopping, é liberado para os motoristas.
As pistas estavam interditadas
desde março, por conta da substituição do asfalto por piso de concreto.
A pedido de comerciantes e
varejistas da região, as obras foram aceleradas para garantir mais conforto ao
público durante as vendas de Dia das Mães, celebrado neste domingo (12).
R$ 25,6 milhões
Total de investimentos do GDF na reforma da Avenida W3 Sul
“Estamos cumprindo com o que
foi determinado pelo governador Ibaneis Rocha e atendendo ao pedido da
população”, esclarece o secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro.
“Tudo o que está ao nosso alcance para acelerar as obras em todo o Distrito
Federal está sendo feito. Acompanhamos de perto todos os trabalhos e mantemos
um diálogo aberto e constante com quem está sendo afetado pelas intervenções,
para diminuir os transtornos.”
O superintendente do Pátio Brasil, Augusto Brandão, afirma que a
movimentação da obra afetou a mobilidade do público; e, com a liberação, o
cenário tende a mudar.
“As pessoas tinham uma
ideia de que, por se tratar de uma grande obra, o acesso era superdifícil, mas
não era bem assim”, pontua. “O acesso ao shopping segue normalmente.
Houve transtornos, óbvio,
mas é uma obra importante para a cidade, para o usuário de ônibus, para o
cidadão como um todo. Essa intervenção diminui o custo de manutenção das ruas e
dá uma outra qualidade para todo o sistema”.
A obra
A reforma na Avenida W3 Sul tem
o investimento total de R$ 25,6 milhões e gera cerca de 240 empregos diretos e
indiretos.
Os recursos, originários da Agência de
Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) foram repassados à Secretaria de
Obras e Infraestrutura (SODF) por meio de convênio.
O pavimento rígido na faixa
destinada aos ônibus ao longo do trecho entre as quadras 703 Sul e 716 Sul já
foi entregue.
No sentido contrário da via, no
lado comercial, o trecho na altura das quadras 515 e 516 Sul, também estão
concluídos. A concretagem segue em ordem decrescente pelas quadras até a
finalização.
Além da implementação do
pavimento rígido, o projeto prevê a execução de redes de drenagem, abertura de
bocas de lobo e pavimentação, bem como a construção de calçadas, meios-fios,
paisagismo e sinalização.
Assim que for concluída a obra,
cada sentido da W3 Sul terá uma faixa de rolamento com pavimento rígido
(concreto), por onde passará o transporte público, e duas com pavimento
flexível (asfalto), para o fluxo de carros e motocicletas.