Ordem
de serviço com nova empresa contratada foi assinada com a chegada do período de
estiagem.
A
nova ordem de serviço assinado pelo GDF permitiu a retomada das obras do
corredor exclusivo de ônibus que faz a ligação do Setor Policial Sul com o
Terminal Asa Sul (TAS).
No
momento, máquinas e operários trabalham na ampliação da rede de drenagem
As obras do corredor exclusivo de ônibus que faz a
ligação do Setor Policial Sul com o Terminal Asa Sul (TAS) foram acompanhadas
de perto por representantes do governo.
A construção
estava paralisada desde abril de 2023 em virtude da rescisão do contrato com a
empresa responsável e, com a chegada da estiagem, foi assinada uma nova ordem
de serviço para dar continuidade aos trabalhos.
Conhecida como Setor Policial Sul, a Estrada Setor
Policial Militar (ESPM) faz parte do Corredor Eixo Oeste.
A obra, dividida em duas partes por questões de logística
e segurança, teve início pelo trecho entre o Quartel do Comando Geral da
Polícia Militar e o TAS, onde foram construídos e entregues dois viadutos.
Quando concluído, o complexo vai facilitar o percurso que
leva ao Aeroporto de Brasília, Eixo L, Avenidas W3, L2 e L4 Sul.
Além do corredor, a obra prevê drenagem, pavimentação,
sinalização vertical e horizontal e paisagismo.
Serão investidos R$ 13,2 milhões, com a previsão de gerar
cerca de 100 empregos diretos e indiretos.
“Com a ligação
direta ao TAS, nós iremos economizar o tempo dos passageiros de ônibus, além de
possibilitar que mais pessoas utilizem o transporte coletivo. Antigamente, o
motorista precisava fazer várias tesourinhas e rotatórias para ir ao terminal.
Com o novo complexo, o percurso vai ser mais rápido”, afirmou o secretário de
Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro.
Entenda
Em abril de 2023, a Secretaria de Obras e Infraestrutura rescindiu contrato firmado com a empresa Concrepoxi Engenharia que acordava a construção de dois viadutos no Setor Policial Sul, a execução de 850 metros de redes de drenagem e 2 km de pavimentação. O contrato previa o investimento de R$ 8 milhões em obras.
À época, estavam pendentes de execução serviços
como a instalação de pavimento rígido em trecho que vai dos viadutos ao
Terminal Asa Sul, além de sinalização vertical e horizontal e paisagismo.
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A
empresa descumpriu cláusulas contratuais e promoveu atrasos injustificados no
cronograma de obras estabelecido. Também paralisou a execução de serviços sem
justa causa, configurada pela falta de pessoal e maquinário no canteiro de
obras desde o início deste ano, e ainda deixou de executar serviços previstos
em contrato, de forma total ou parcial, no valor de R$ 1,2 milhão.
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Corredor Eixo Oeste
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Com
38,7 km de extensão, o corredor prevê o alargamento de pistas e a construção de
faixas exclusivas nas principais vias de ligação do Sol Nascente com o Plano
Piloto, como a Avenida Hélio Prates, a EPIG e a ESPM, que leva ao Terminal da
Asa Sul.
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A finalidade
é reduzir em meia hora o tempo de deslocamento até o Plano Piloto.
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Os
trabalhos estão em execução por trechos, já que é inviável fazer as
intervenções de uma vez no trânsito.