Reunião na Câmara Legislativa debateu situação do transporte público no Distrito Federal
O governo do Distrito Federal
(GDF) investiu entre os anos de 2020 e 2024 R$4,6 bilhões em valores liquidados
com transporte público. Os dados foram apresentados na comissão geral sobre o
tema na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).
Na
reunião, o deputado Chico Vigilante (PT) questionou o secretário Transporte e
Mobilidade, Zeno Gonçalves, sobre o gritante aumento do custeio do sistema de
transporte e a insatisfação dos usuários diante das inúmeras reclamações sobre
o mal funcionamento do serviço.
“Precisamos
debater franca e abertamente, a situação do transporte público do Distrito
Federal”, falou Vigilante no início do evento. Segundo o deputado, “precisa
garantir um serviço de qualidade, levando em consideração os gastos públicos
que vêm sendo repassados às empresas e o alto valor da passagem”. Sua principal
indagação ao secretário de Transporte foi sobre o aumento dos recursos do GDF
enviados para as empresas de ônibus, sem contrapartida.
De
acordo com o secretário Zeno Gonçalves, o custo aproximado do sistema
atualmente é de R$ 2 bi por ano e que os usuários pagaram cerca de R$ 800
milhões e o restante e subsidiado pelos cofres públicos. “O subsídio é para que
o usuário não tenha de pagar mais e para arcar com as gratuidades dos
estudantes, das pessoas idosas e com deficiência”, justificou.
Ainda
segundo o Secretário de Transporte, em razão das grandes distâncias entre as
cidades do Distrito Federal é impossível cobrir os custos com as passagens. Ele
citou como exemplo, o usuário que vai se Planaltina a Brazlândia pagando uma
passagem de R$ 5,50 e se não fosse o subsídio pagaria mais de R$ 10,00. Ao
falar sobre os repasses extras que anualmente o GDF faz para as empresas de
ônibus, Zeno disse que o governo tem uma dívida de R$ 900 milhões com as
empresas operadoras do sistema.
O
deputado Chico Vigilante questionou o secretário de Transporte como o GDF
pretende pagar essa dívida e Zeno argumentou que o custo da tarifa técnica
teria sido reduzido neste último ano e que o Executivo terá uma economia de R$
540 milhões (em relação ao ano passado), que deve ser usada para pagar a dívida
até o final do ano que vem.
Metrô
O
diretor-presidente da Metrô-DF, Handerson Ribeiro, também esteve presente e
apresentou os planos de expansão do modal, citando as obras de Samambaia e
Ceilândia. Segundo ele, serão mais 3,5 km de linha, com duas novas estações em
Samambaia e o projeto para duas estações estacoes e aumento de 2,6 km de linha
da Ceilândia.
A
usuária Janaína Scartazzini, moradora de Vicente Pires, destacou que o
transporte publico é vital para a dinâmica de Brasília, mas que não tem a
atenção necessária por parte do governo, apesar de sua importância. Em seu
discurso na tribuna, ela defendeu a expansão do metrô e também cobrou mais
segurança nos ônibus.
“Peço
que as nossas autoridades priorizem os investimentos em transporte público:
metrô 24 horas, novas linhas, melhorias na segurança são passos fundamentais
para garantir que todos os cidadãos de Brasília tenham acesso a um transporte
publico eficiente”, cobrou a usuária.
Renovação
das frotas
Representantes
das empresas de ônibus também participaram da comissão geral, como o diretor
executivo da BSBus Mobilidade (antiga São José), Adriel Lopes, que
responsabilizou a pandemia do Covid 2019 (que iniciou em 2020) por alguns
problemas financeiros e de qualidade de prestação de serviços. Segundo ele, as
características de utilização do transporte mudaram, com isso falta orçamento,
mas prometeu que a renovação da frota deve ocorrer até o final de maio.
A
gerente de operações e planejamento da Viação Marechal, Nuria Azevedo,
justificou que sua concessionária ainda não concluiu a renovação da frota em
razão da a folha de pagamento da empresa e do acúmulo de dívidas com o governo
entre 2022 e 2023. No entanto, ela disse que esperar entregar 244 veículos em
agosto. Por fim, o diretor da Piracicabana, Fausto Mansur, destacou que a
empresa foi uma das primeiras a renovar 100% de seus ônibus.(*BrasilDeFato)